Aumentar fonte

18 de set. de 2013

Nhoque sem Glúten

receita especial de nhoque sem glútem

Ingredientes:

1 kg de batatas descascadas, cozidas em água e sal

1 colher (sopa) de margarina sem Glúten

1 ovo

2 colheres (chá) de sal

2 xícaras (chá) de amido de milho

Farinha de arroz ou amido de milho para polvilhar

Noz-moscada a gosto



Passe as batatas ainda quentes no espremedor. Junte a margarina, a noz-moscada, o ovo e o sal e amasse. Coloque aos poucos o amido e misture utilizando uma colher de pau. Pegue uma porção de massa de cada vez, enrole da grossura de um dedo, sobre uma superfície enfarinhada. Corte em pedacinhos de 2 cm. Cozinhe em água e sal, aos poucos e retire com uma espumadeira, quando subirem à tona. Escorra o nhoque e vá colocando em uma travessa, Despeje o molho escolhido e sirva quente, polvilhando queijo parmesão ralado.



* Você pode usar qualquer molho de sua preferência: molho branco, molho vermelho, molho à bolonhesa, molho à calabresa, etc.



*Para se obter um bom nhoque é necessário seguir algumas regras básicas, tais como, seguir as medidas corretamente, amassar as batatas assim que retirá-las da panela para que possam perder o excesso de água que será liberado pelo vapor que sai delas quando amassadas, o que evita que não de ponto.

Depois de amassadas é importantíssimo para um bom resultado deixar esfriar por completo as batatas amassadas, para que ai se misture os ingredientes, este também é um passo importante a seguir para se obter um bom resultado, e depois de misturar todos os ingredientes, a água para cozinhar já deve estar fervendo, pois se misturarmos todos os ingredientes e não cozinharmos em seguida a massa também desanda.

É muito importante, também, assim que acabar de fazer as bolinhas elas já devem ir para á água fervendo, conforme vão ficando prontas (é o passo final para um bom resultado) após subir as bolinhas retira-las da água e colocá-las imediatamente em água gelada para que possam resfriar e parar o cozimento.



Sugestão de molho:

Molho de requeijão:

2 copos de requeijão

1 pitada de sal

1 copo de leite

1 colher (sopa) rasa de amido de milho

1 colher (sopa) de manteiga

Queijo parmesão ralado (de preferência fresco) para polvilhar



Dissolva o amido de milho no leite, leve ao fogo com a manteiga para engrossar.

Quando virar um mingau, junte o requeijão e deixe ferver um pouco.



Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 45 min

Grau de dificuldade: fácil

Custo: variável de acordo com o molho desejado.

receita e foto: Tati Alves

Receitas mais visitadas